Estes sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica são conectados a redes públicas de distribuição de energia elétrica, o que os obriga atender os requisitos da REN 482 e da REN 687 da ANEEL.
Os sistemas conectados à rede ou grid-tie são recomendados para instalações residenciais, empresariais e institucionais. Possuem instalação simplificada e baixa manutenção, pois não necessitam de baterias e utilizam-se das resoluções 482 e 687 da ANEEL para gerar economia imediata e garantia de abastecimento de eletricidade, por conta da conexão à rede da concessionária elétrica.
Quando um sistema estiver gerando energia, esta será consumida no local. No caso de o sistema gerar mais do que for consumido, o excedente é injetado na rede, produzindo créditos de energia previstos pelo sistema de compensação de energia elétrica definido nas Resoluções Normativas 482/2012 e 687/2015 da ANEEL. Durante a noite, quando os painéis não recebem radiação solar, a energia da rede será utilizada. Dessa forma, ao final do mês, o cliente irá pagar o balanço entre a energia injetada na rede e a energia consumida. Os créditos de energia têm validade de 60 meses para serem abatidos na conta de eletricidade.
Neste contexto, a legislação admite as seguintes situações alternativas:
- Autoconsumo remoto
- Geração compartilhada